SpaceX, Blue Origin abriram uma “janela de oportunidade” para a Força Aérea dos EUA
O relatório adverte que a China pode copiar essas idéias e superar os Estados Unidos.
Os militares dos EUA tomaram nota dessas conquistas, bem como as da Blue Origin e seu veículo sub-orbital New Shepard reutilizável – e as ambições da empresa de construir também um grande foguete orbital reutilizável. “Isso abriu uma janela de oportunidade e chamou a atenção de pessoas sérias”, disse Charles Miller, consultor aeroespacial e presidente do NexGen Space, à Ars.
Para esse fim, Miller fez parceria com vários oficiais da Força Aérea da Air University e ex-oficiais da Força Aérea para estudar os efeitos potenciais do acesso de menor custo ao espaço nas forças armadas dos EUA. O relatório “Fast Space” , que foi informado aos altos funcionários do governo e dos militares dos EUA nos últimos meses, conclui que a Força Aérea dos EUA pode se beneficiar desses desenvolvimentos comerciais.
Leia Também!
“A USAF pode formar parcerias com o setor privado para criar um ciclo virtuoso de redução de custos de lançamento entre 3 e 10 vezes menor do que os custos atuais”, afirma o relatório. “Fazer isso poderia permitir abordagens completamente novas para a Força Aérea para defender os valores americanos, proteger os interesses americanos e aumentar as oportunidades para explorar as vantagens únicas globais da suprema alta”.
O conceito-chave no relatório é “acesso de ultra baixo custo ao espaço” habilitado pela tecnologia de veículo de lançamento reutilizável. O relatório diz que os Estados Unidos, através de desenvolvimentos da SpaceX, da Blue Origin e de outras empresas como Vulcan Aerospace e Virgin Galactic, têm uma vantagem definitiva sobre os concorrentes globais nesta nova área de tecnologia de foguetes. No entanto, o relatório alerta, outros países, como a China, poderiam copiar essas idéias e superar os Estados Unidos se investimentos estratégicos do governo não forem feitos.
Será que os bilionários precisam de mais dinheiro?
Empresas fundadas por bilionários lideraram o empurrão em direção a vôos espaciais reutilizáveis, com SpaceX de Elon Musk, Blue Origin de Jeff Bezos e Vulcan Aerospace de Paul Allen. É natural perguntar-se se o governo dos EUA precisa intervir.
“Há uma crença que nós encontramos ao longo do caminho que diz que essas empresas já têm tanto dinheiro, por que eles precisam de mais dinheiro?”, Disse o tenente-coronel Thomas Schilling, co-autor do relatório da Air University, em um entrevista. “Mas com o dinheiro do governo, poderíamos acelerar esses projetos e desenvolver um sistema de lançamento em duas etapas totalmente reutilizável. Realmente, é um momento seminal, uma oportunidade para o governo trabalhar com empresas já interessadas em reusabilidade “.
O estudo recomenda que a Força Aérea crie uma nova organização, o “NewSpace Development Office”, para desenvolver estratégias de aquisição inovadoras. O objetivo geral seria afastar-se do modelo existente de lançamentos, que são raros e caros, para um modelo onde eles são comuns e baratos. Ao desenvolver essas estratégias, o governo também deve ser capaz de aceitar o risco.
“Esta organização exige uma cultura de” Fail-Fast, Fail-Forward “em oposição à tradicional cultura de aversão ao risco operacionalmente focada, onde” o fracasso não é uma opção “, afirma o relatório. “O Vale do Silício e o NewSpace provaram as poderosas vantagens de culturas de inovação mais rápidas que esperam e incentivam falhas táticas incrementais como parte-chave de sua estratégia de desenvolvimento de novos sistemas e tecnologias”.
Um apoiante político
Este conceito encontrou pelo menos um poderoso apoiante político. Na segunda-feira, durante uma série de briefings sobre o assunto no edifício do Senado dos EUA, o ex-presidente da Casa Newt Gingrich falou a favor do conceito. Ele questionou se o Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos deveria permitir que o governo compre foguetes descartáveis agora que opções de baixo custo e reutilizáveis estão se tornando disponíveis.
De acordo com a NASA Watch, Gingrich também criticou o desenvolvimento da agência espacial do Space Launch System. Este veículo pesado da NASA vai contra as tendências citadas no relatório da Air University, em que é muito caro lançar (pelo menos US $ 1 bilhão) e será lançado no máximo uma vez por ano. Gingrich previu que o foguete da NASA poderia se tornar um “pedaço de museu” devido a este alto custo e baixa taxa de vôo.
Dada a defesa de Gingrich, que continua a ser um importante conselheiro do Trump, é possível que o conceito de “Espaço Rápido” ganhe alguma moeda no conselho espacial reconstituído. Mas até que o conselho espacial é nomeado e um novo administrador da NASA é selecionado, é algo de um jogo de salão para adivinhar se o governo dos EUA vai investir de todo o coração em veículos de lançamento reutilizáveis.
Comentários