6 fatos surpreendentes sobre o foguete espacial secreto militar dos EUA o X-37B
O avião espacial X-37B da Força Aérea dos EUA está em orbita em torno da Terra desde maio de 2015, enquanto realiza uma série de atividades silenciosas. A missão atual é a quarta missão para o X-37B robótico, que é usado também como o veículo de teste orbital (OTV). Os outros três vôos da OTV foram lançados em abril de 2010, março de 2011 e dezembro de 2012. Aqui estão alguns fatos surpreendentes sobre o avião espacial militar.
É minúsculo
O X-37B se parece muito com o ônibus espacial icônico da NASA, mas os dois tipos de veículos não se assemelham uns aos outros em tamanho. O X-37B tem apenas 29 pés (8,8 metros) de comprimento, com uma envergadura de 15 pés (4,6 m). Os orbitadores de ônibus espaciais agora aposentados, tinham 122 pés (37 m) de comprimento, e mediam mais de 78 pés (24 m) de ala para ponta de asa. Na verdade, os projetistas do X-37B originalmente imaginaram que o ônibus espacial transportasse o avião espacial menor para orbitar, mas decidiram que lançar o X-37B no topo de um foguete seria mais econômico. O X-37B atualmente monta a órbita a bordo do foguete Atlas V da United Launch Alliance.
Suas missões são classificadas
Embora a Força Aérea tenha revelado algumas das cargas úteis que voaram para orbitar no X-37B, a maior parte das cargas a bordo do avião espacial é classificada, assim como os detalhes de suas atividades orbitais. Este segredo levou a algumas especulações de que o veículo é uma espécie de arma espacial, talvez um projetado para tirar ou capturar satélites. No entanto, a Força Aérea sempre negou essa possibilidade, insistindo que o X-37B está apenas testando tecnologias para futuras naves espaciais, levando vários experimentos até o espaço. Algumas dessas tecnologias que estão sendo testadas podem ser sensores e outros equipamentos para futuros satélites espiões, disseram especialistas externos.
Tem raízes da NASA
O programa X-37 começou em 1999 com a NASA, que inicialmente planejava desenvolver dois veículos separados: um Veículo de Teste de Aproximação e Aterragem (ALTV) e um Veículo Orbital (OV).Mas a NASA transferiu o desenvolvimento X-37 para a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) em 2004, altura em que se tornou um programa classificado. Em 2006, a Força Aérea anunciou que iria desenvolver seu próprio veículo X-37, que ele chamou de X-37B, ou OTV. O projeto do avião espacial foi baseado pesadamente no OV original, que nunca foi construído. (A DARPA construiu e testou a ALTV, entretanto). A Boeing tem sido a principal contratada para o programa X-37B, que remonta ao seu início em 1999. Até o momento, a empresa aparentemente construiu dois aviões espaciais X-37B para a Força Aérea . (Dois veículos diferentes voaram as quatro missões espaciais do programa.)
As missões são incrivelmente longas
A folha de dados X-37B da Força Aérea afirma que o avião espacial foi projetado para gastar até 270 dias em órbita por vez. No entanto, o veículo já ampliou passado esse limite várias vezes. A primeira missão X-37B, conhecida como OTV-1, permaneceu no ar por apenas 225 dias. Mas OTV-2 e OTV-3 durou 469 dias e 674 dias, respectivamente. OTV-4 circundou a Terra com um recorde de 718 dias antes de aterrissar em 7 de maio de 2017. Esta longevidade pode ser uma parte fundamental do X-37B. Afinal, os engenheiros que testam tecnologias para futuros satélites querem ver como essa engrenagem se comporta no ambiente espacial por longos períodos de tempo, disseram especialistas.
Você pode vê-lo do chão
Embora a Força Aérea não revele a órbita precisa do X-37B, os astrônomos amadores que ficam de olhos no céu conseguiram rastrear o veículo a partir do solo – e você também pode. Confira o tracker de satélite da Space.com para ver onde o X-37B está durante sua missão. A visão não será clara; O onibus espacial geralmente se parece com uma estrela de brilho médio movendo-se no universo.
Futuras versões podem estar chegando
A versão atual do X-37 pode não ser a última a chegar ao espaço. Em 2011, representantes da Boeing anunciaram que estavam considerando desenvolver uma variante maior chamada X-37C, que poderia transportar até seis astronautas para e da Estação Espacial Internacional (ISS). Além disso, uma equipe de engenharia liderada pelo ex-astronauta da NASA, Stephen Robinson, propôs usar uma versão modificada do X-37B como um veículo de evacuação de emergência ISS. Mas este é apenas um conceito no momento, e não há nenhuma indicação de que a Boeing está investigando esta “ambulância astronauta” variante.
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