Maior avião do mundo sai para a pista e será lançado em 2019 “Stratolaunch”
Uma gigantesca aeronave de duas cabines e uma asa de 117 metros de envergadura, criado para colocar foguetes em órbita, saiu na quarta-feira, dia 31 de maio, pela primeira vez do hangar onde está sendo montado no deserto de Mojave (Califórnia) para seus primeiros testes. O maior equipamento voador já construído é um projeto da companhia Stratolaunch Systems, do multimilionário filantropo e cofundador da Microsoft Paul Allen. O lançamento de teste está previsto para 2019.
Envergadura enorme e seis motores para transportar satélites.
Stratolaunch sai do hangar
Stratolaunch- Outra visão do plano incomum
Stratolaunch – Plano espacial de Boeing
O maior avião composto do mundo teve sua primeira saída nesta semana, pois deixou um hangar no Deserto de Mojave da Califórnia, apoiado em suas 28 rodas.
O Stratolaunch destina-se a ter cargas úteis de mais de 500 mil libras (226,796 kg) e lançá-las na órbita terrestre baixa como parte de um plano do co-fundador da Microsoft, Paul Allen, para revolucionar a indústria de lançamento de satélites.
Sua envergadura de 117 metros é a maior de qualquer aeronave e maior do que o comprimento de um campo de futebol profissional, mede 72 metros da ponta à cauda e sua altura máxima é de 15 metros na cauda. Tem seis motores como os usados por um Boeing 747 e pesa 227 toneladas.
O executivo-chefe da Stratolaunch, Jean Floyd, disse que descansar o peso total da aeronave em suas 28 rodas pela primeira vez foi um passo crucial na preparação para testes em solo, com as quais terá de percorrer e tomar velocidade de decolagem durante os 3,6 quilômetros de pista de que vai precisar para alçar voo, diante dos dois quilômetros necessários para um avião comercial convencional. Já no ar, o plano consiste em subir até uma altitude máxima de 10,6 quilômetros, colocar a carga em órbita e voltar.corridas de motores, testes de táxis e primeiro vôo.
“Durante as próximas semanas e meses, estaremos realizando testes de linha terrestre e de linha de vôo no Porto Mojave Air e Space”, disse ele em um anúncio da empresa. “Esta é uma aeronave de primeira classe, então vamos ser cautelosos durante o teste e continuaremos a priorizar a segurança de nossos pilotos, equipes e funcionários. Stratolaunch está no bom caminho para realizar sua primeira demonstração de lançamento já em 2019. ”
O enorme avião carregará inicialmente um único veículo Oribital ATK Pegasus XL, mas é projetado para levar até três para permitir o lançamento de várias cargas úteis em uma única missão.
“Já iniciamos os preparativos para a entrega do veículo de lançamento para nossas instalações da Mojave”, disse Floyd. “Estamos explorando ativamente um amplo espectro de veículos de lançamento que nos permitirá oferecer mais flexibilidade aos clientes”.
Stratolaunch é uma das várias empresas interessadas em desenvolver o mercado de lançamento comercial usando aeronaves.
A Virgin Galactic planeja lançar satélites de baixo da barriga de um Boeing 747 e o gigante aeroespacial Boeing anunciou no mês passado que estava trabalhando com a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) para projetar, construir e testar um plano espacial experimental chamado Phantom Express.
O XS-1 será um plano espacial autônomo e reutilizável capaz de transportar e implementar um pequeno estágio dispensável para lançar satélites pequenos (3.000 libras ou 1.361 kg) em baixa órbita terrestre.
Alimentado por um motor Aerojet Rocketdyne AR-22, versão do motor principal de hyrdrogen líquido, líquido do Space Shuttle, implantaria um satélite à beira do espaço e retornaria à terra para pousar em uma pista para estar preparado para o próximo vôo.
“O Phantom Express é projetado para perturbar e transformar o processo de lançamento de satélites como o conhecemos hoje, criando uma nova capacidade de lançamento espacial sob demanda que pode ser alcançada de forma mais acessível e com menos risco”, disse Darryl Davis, presidente da Boeing Phantom Trabalho.
A fase de teste do programa envolverá a Boeing e DARPA realizando uma demonstração de 10 vôos durante 10 dias.
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