Força Aérea dos EUA à frente em dois novos planos de armas hipersônicas
A corrida armamentista está ganhando velocidade considerável, e os Estados Unidos não querem ficar para trás.
Nos últimos quatro meses, a Força Aérea dos EUA concedeu dois contratos de armas hipersônicas no valor de US $ 1,4 bilhão para a gigante aeroespacial Lockheed Martin.
O primeiro contrato, anunciado em abril, concede US $ 928 milhões para desenvolver algo chamado Hypersonic Conventional Strike Weapon (HCSW). Na semana passada, a Força Aérea divulgou outro acordo, no valor de US $ 480 milhões, para começar a projetar a Arma de Resposta Rápida (ARRW) lançada pelo ar.
“Vamos avançar rapidamente e alavancar a melhor tecnologia disponível para levar a capacidade hipersônica ao combatente o mais rápido possível”, afirmou a secretária da Força Aérea, Heather Wilson , em um comunicado na semana passada .
Veículos hipersônicos viajam pelo menos cinco vezes mais rápido que a velocidade do som (Mach 5; Mach 1 ao nível do mar é 762 mph, ou 1.226 km / h). E são projetados para serem manobráveis. O que os diferencia dos mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) e de outros sistemas de armas convencionais velozes que seguem caminhos previsíveis.
“Atualmente, não temos defesas efetivas contra armas hipersônicas por causa da maneira como elas voam; isto é, elas são manobráveis e voam a uma altitude em que nossos atuais sistemas de defesa não são projetados para operar”, disse Richard Speier, funcionário adjunto da organização sem fins lucrativos. A RAND Corp., disse à CNBC em março . “Todo o nosso sistema defensivo é baseado na suposição de que você vai interceptar um objeto balístico.”
Armas hipersônicas e seus motores
Não se sabe muito sobre HCSW ou ARRW. Além disso os veículos hipersônicos geralmente atingem suas tremendas velocidades usando motores a jato de combustão supersônicos, ou scramjets. Que comprimem e fazem a combustão do ar fluindo a velocidades supersônicas. Os veículos da Scramjet, portanto, precisam pegar carona a bordo e lançar de rápidas naves-mãe – normalmente mísseis ou jatos.
HCSW e ARRW não são as primeiras incursões militares dos EUA na tecnologia hipersônica. Por exemplo, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA). Lançou vários voos de teste de um protótipo de bombardeiro hipersônico não tripulado chamado HTV-2. Durante um desses testes, em agosto de 2011, o veículo atingiu Mach 20 antes de perder o controle.
A DARPA e a Força Aérea trabalharam juntas de 2004 a 2013 no programa X-51A de US $ 300 milhões, que desenvolveu e testou um veículo robótico scramjet conhecido como Waverider . A tecnologia da Waverider ainda pode ser encontrada em uma arma hipersônica, disseram autoridades militares. E o Exército dos EUA também testou em voo sua arma hipersônica avançada .
Acordo assinado de armas hipersônicas
Esses vários esforços poderiam se tornar mais simplificados em breve. Em 28 de junho, uma equipe conjunta formada por altos funcionários do Pentágono e funcionários da Agência da Força Aérea, da Marinha, do Exército e de Mísseis. Assinaram um memorando de acordo para trabalhar juntos no desenvolvimento da “tecnologia de deslizamento hipersônico”.
“A equipe conjunta exige a combinação certa de capacidades ágeis para competir, deter e vencer todo o espectro da competição e do conflito”, disse o comandante da Força Aérea, general David Goldfein, no mesmo comunicado. “Devemos ultrapassar os limites da tecnologia e possuir o terreno elevado nesta era de competição de grandes potências e além”.
Além disso, há de fato uma competição no reino das armas super-rápidas. Autoridades russas afirmaram que o país estará pronto para lançar um veículo hipersônico lançado pelo jato em 2020 . E a China testou seu próprio hipersônico, conhecido como Xingkong-2 (“Starry Sky-2”), no início deste mês. Portanto o teste foi um sucesso, de acordo com relatos da mídia chinesa; Estrelado Sky-2 aparentemente voou a Mach 5 por mais de 400 segundos e atingiu uma velocidade máxima de Mach 6.
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